
Impacto do estresse e sono no controle do Diabetes. 🥱💤
O diabetes é uma condição complexa que não se limita apenas a fatores fisiológicos, mas também é influenciada por aspectos emocionais e comportamentais.
Dois desses fatores críticos que desempenham um papel significativo no controle do diabetes são o estresse e a qualidade do sono.
O estresse pode ter um impacto direto e indireto nos níveis de glicose no sangue. Quando o corpo está sob estresse, ele libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, que são responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue para fornecer energia rápida em situações de emergência. Além disso, o estresse pode afetar de forma indireta, causando descontrole alimentar, descuidos com o autocuidado e aumento na resistência à insulina!
Já a qualidade do sono se mostra outro fator de extrema importância, já que estudos demonstram que a falta de sono e o sono de má qualidade estão associados a um maior risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, bem como à dificuldade em gerenciar a condição em indivíduos já diagnosticados.
O controle do diabetes é uma jornada multifacetada que vai além do monitoramento dos níveis de glicose e da administração de medicamentos. O estresse e a qualidade do sono desempenham papéis fundamentais na saúde geral e no manejo da condição.